Pular para o conteúdo principal

Aviação em perspectiva

 Luanda - Não se pode mais, sustentar a narrativa, na omissão ou exclusão, pois afinal estaremos perante um momento, em que se colocam inúmeros desafios, pelo que não poderemos, só porque queremos; abominar ou entender os outros, simplesmente como nos convém, na nossa visão, para estimular os egos, quando afinal desde os religiosos, aos políticos e todos demais, somos no essencial Angolanos.

Fonte: Club-k.net

Pelos vistos de pouco ou nada teria adiantado este anterior cálculo, no esforço da avaliação sumária, no intuito de querer desqualificar, porque antes e acima de tudo somos patriotas, por isso precisamos de perder a vergonha de falar com quem sabe..na busca das soluções para os problemas, e assim com trabalho se obter melhores resultados e servir com ética as populações e reverter-se um desenvolvimento palpável nos sectores.


Na aviação temos animadamente feito o mais difícil perante as enormes potencialidades e o incontornável expressivo investimento no capital humano, e não só, porque entretanto não representou o devido aproveitamento, isto válido quer para os residentes, ou mesmo os outros na diáspora: ficando na maioria das vezes, como se vislumbra, perdidos em lutas espúrias e não realizamos o óbvio.


Para tanto, e salvo melhor opinião; não dispondo de uma rede ferroviária para o transporte regular de passageiros e cargas, que cumpra esse papel, e olhando para o estado da rede rodoviária nacional, ainda assim pouco desenvolvida e a obrigar muito desgaste e tempo para transpor as distâncias; a alternativa mais imediata poderá estar no uso desabrido das infraestruturas aeroportuárias e impulsionar a conectividade e propiciar as trocas comerciais e através delas provocar a progressiva diversificação da economia, com o enriquecimento e desenvolvimento das várias regiões.


Um boom nas ligações interprovinciais pode ser a receita, no mais imediato alcance e em si, não depende de terceiros, nem de grandes recursos financeiros, que hoje por ironia já se gasta, sem retorno, pois entre as muitas variáveis, a extensão geográfica fará o seu papel. Também dispensa a utilização de aviões xpto; porque em bom rigor os meios existentes no seu conjunto tem uma ocupação muito aquém da capacidade instalada.


Com o avolumar dos constrangimentos de logística em decorrência da pandemia; de que estaremos a espera ou o que mais tem que acontecer, para percebermos que a exemplo de todos os países, precisamos de ter a escola de formação de pilotos e de todos os outros profissionais no sector aeronáutico em território nacional, sendo certo que se poderá a posterior realizar-se determinadas qualificações no exterior, daí que seja incontornável o apoio e a urgência de aprimorar a reabilitação do aero clube de Angola, a par das várias escolas homologadas, mas que enfrentam todo o tipo de discriminação e falta de incentivo. O que nos leva a não considerar a aviação desportiva e o fomento das ligações no regime de táxi aéreo, para as pequenas e urgentes missões desde o correio, salvamento e outras de natureza inquestionável num País de dimensões continentais e com inúmeros problemas que jamais poderão estar a mercê de Luanda. Aliás apenas anuncia o descalabro e inibe tantas capacidades e a ousadia de governos provinciais e a iniciativa de tantos empresários e angolanos de boa vontade.


Para quando se pensa estar em condições de discutir a abertura de bases operacionais em paralelo com Luanda, como aliás tem sido um dos meus cavalos de batalha, entretanto sem eco por parte de quem deveria pelo menos interrogar-se. O que dizer de se considerar a existência de outro ponto de entrada e saída para voos intercontinentais, e se ultrapassar a exclusividade do aeroporto de Luanda e suas limitações, e claro o estrangulamento de opções comerciais e financeiras de grandes segmentos da população. Querendo não será tão difícil, nem demorado, como muitos ousam conjecturar para limitar a acção. Quando se tornará realidade a pernoite dos aviões, noutros pontos do País, além de Luanda. Angola terá que encarar o segmento da carga aérea como um nicho de grande negócio e soberania na logística estratégica do país e de exportação e importação e não se limitar a receber as royalties, devendo prontamente o estado ou a iniciativa privada nacional ou em parceria ser licenciada.


Como nota positiva, o asseguramento do desenvolvimento da aviação apenas irá ter consistência, quando formos capazes de assegurar o conjunto dos serviços, com autonomia e competência no interior do País, indistintamente do concurso natural de força técnica de expatriados emigrantes e não cooperantes, com destaque para os serviços de manutenção e a plena capacidade da preparação e despacho operacional, e a obtenção dos sobre voos e dos slots e outras autorizações relativas ao planeamento das rotas.


Como desafios na equação é notória a pobre conectividade na África Central e ocidental e que resulta num potencial de negócios e rentabilidade não aproveitadas pelas companhias aéreas e onde Angola poderia muscular e se posicionar. Na prática para um voo de uma hora o passageiro, sujeita-se a ter que percorrer 10 ou mais horas para fazer a ligação

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre o escritor e empreendedor angolano Simão Quinhumba

Simão Quinhumba frequentou o ensino primário na escola Luvassa. Frequentou o ensino médio no Centro Pré-Universitário de Cabinda. Terminou a sua formação em Liderança pela Maxwell Leadership Team, juntando-se aos mais de 40 mil Coaches e formadores a nível mundial. Discípulo de Dr. John Maxwell nos Estados Unidos. Atualmente, atua nas áreas de consultoria comportamental, liderança corporativa e segurança industrial.  Simão para se tornar no que é hoje, foi necessário passar por várias dificuldades para aprender as melhores lições da vida para se tornar o que e hoje. Simão Quinhumba é uma autoridade no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha com pessoas singulares e empresas com maior foco em Angola. Sua especialização está focada em moldar o comportamento humano para o alto desempenho com um foco especial na liderança corporativa, também se dedica ao acompanhamento de empreendedores no processo de desenvolvimento de líderes dentro das organizações, por sabe...

Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola - ADAIA, solidariza-se com crianças e jovem órfãos do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.

  Sob o lema "AJUDE-NOS A AJUDAR" , a Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola realizou uma campanha de recolha de donativos na Livraria das Irmãs Paulinas esta sexta feira dia 9 de Junho pelas 14 horas. Este evento foi acompanhado com a exposição de um Workshop com o tema: O Poder da influência e network. Participaram deste acto, membros do associativismo angolano, alguns escritores da praça membros da sociedade civil e membros da comunicação social. O CENTRO DE ACOLHIMENTO HORIZONTE AZUL, é uma instituição que visa acolher crianças e jovens até aos 18 anos de idade. Q ueremos informar que depois de uma entrevista aos órgãos de comunicação, fizemos uma visita ao centro do qual somos padrinhos, esta visita foi para constatar a real situação de que se debatem as meninas que aqui vivem, trata-se de um centro que já existe a mais de 20 anos. Segundo nos contou Francisco Tchinjumbila, presidente da ADAIA, o sentimento é de dever cumprido, pois, nós entendemos que as associ...

Teu amor tem mel - Horanilson N Boy (Baixar Mp3)

                        Já se encontra disponível para  download  a nova música de    N Boy     intitulada Teu amor tem Mel , no estilo Zouk , faça já o download e desfrute de boa música                                    BARREIRA LINE NEWs Artista:      Horanilson - N B Musica:  Teu amor tem mel Género: Zouk Formato:  Mp3 Ano de Lançamento:  2022