Pular para o conteúdo principal

Governo angolano criticado por encerrar Zap Viva com despedimento de centenas de trabalhadores

 Luanda - O despedimento, esta terça-feira,10, de mais de 500 trabalhadores, na sequência do encerramento do canal Zap Viva, pertencente à empresária Isabel dos Santos está a merecer o mais vivo repúdio por parte de várias sensibilidades da sociedade civil angolana e uma onda de solidariedade para com os despedidos.

Fonte: VOA

No mês de setembro de 2021 a operadora angolana de telecomunicações Zap anunciou que estava em processo gradual de despedimentos depois da suspensão do canal Zap Viva, em Abril, por ordem do governo angolano.

A empresa não terá encontrado outra saída para contrapor o processo de suspensão que não fechar as portas em definitivo depois de ter pago os salários de todos os colaboradores durante nove meses.

O jornalista Gil Benga, foi o principal rosto da ZAP Viva, pertence ao primeiro grupo de profissionais despedidos em 2021 e em conversa com a VOA, diz ter faltado “vontade política e sensibilidade humana” para a resolução do problema que opõe o grupo empresarial ao governo.

Benga rejeita, entretanto, qualquer processo de integração dos jornalistas nos órgãos públicos de comunicação social a que apelidou de “caixas de ressonância”.

Por sua vez, o sindicalista e membro da Comissão Nacional de Segurança Social, Francisco Jacinto, manifestou-se particularmente indignado com o despedimento, afirmando que com esta decisão do governo “ o país caminha para o abismo”.

“É irracional”, considera o sindicalista que questiona a estratégia do governo de combater o desemprego e a pobreza.

O líder da CASA-CE, Manuel Fernandes manifestou- se solidário para com os trabalhadores despedidos mas também não deixou de expressar o seu desapontamento com a forma como o governo tem estado a tratar o processo de nacionalização das empresas de comunicação social.

“Contràriamente, estamos a assistir as pessoas a serem colocadas no olho da rua”, disse.

Para o jornalista, Ilídio Manuel, a decisão do governo de encerrar a ZAP Viva, obedece a uma estratégia que “visa silenciar os órgãos os órgãos que podem constituir um incómodo para a estratégia eleitoral do MPLA”, partido no poder em Angola .

Informações postas a circular em Luanda admitem a possibilidade do Estado Angolano, vir a assumir a gestão da ZAP, através do Ministério da Tecnologia de Informação e Comunicação Social criando uma Comissão de Gestão, semelhante a da TV Zimbo e Palanca TV.

Isabel dos Santos utilizou a rede social Instagram para se mostrar grata a todos os colegas da ZAP e assumir que se sente de “coração partido” com este desfecho.

“Vocês são uma equipa de profissionais incríveis e inspiração para toda Angola e o mundo. Hoje vou de coração partido na esperança de que voltemos a brilhar nas telas das famílias que connosco estiveram estes longos anos assistindo dia dia os programas maravilhosos que fizeram sorrir Angola na esperança de voltar um dia”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre o escritor e empreendedor angolano Simão Quinhumba

Simão Quinhumba frequentou o ensino primário na escola Luvassa. Frequentou o ensino médio no Centro Pré-Universitário de Cabinda. Terminou a sua formação em Liderança pela Maxwell Leadership Team, juntando-se aos mais de 40 mil Coaches e formadores a nível mundial. Discípulo de Dr. John Maxwell nos Estados Unidos. Atualmente, atua nas áreas de consultoria comportamental, liderança corporativa e segurança industrial.  Simão para se tornar no que é hoje, foi necessário passar por várias dificuldades para aprender as melhores lições da vida para se tornar o que e hoje. Simão Quinhumba é uma autoridade no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha com pessoas singulares e empresas com maior foco em Angola. Sua especialização está focada em moldar o comportamento humano para o alto desempenho com um foco especial na liderança corporativa, também se dedica ao acompanhamento de empreendedores no processo de desenvolvimento de líderes dentro das organizações, por sabe...

Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola - ADAIA, solidariza-se com crianças e jovem órfãos do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.

  Sob o lema "AJUDE-NOS A AJUDAR" , a Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola realizou uma campanha de recolha de donativos na Livraria das Irmãs Paulinas esta sexta feira dia 9 de Junho pelas 14 horas. Este evento foi acompanhado com a exposição de um Workshop com o tema: O Poder da influência e network. Participaram deste acto, membros do associativismo angolano, alguns escritores da praça membros da sociedade civil e membros da comunicação social. O CENTRO DE ACOLHIMENTO HORIZONTE AZUL, é uma instituição que visa acolher crianças e jovens até aos 18 anos de idade. Q ueremos informar que depois de uma entrevista aos órgãos de comunicação, fizemos uma visita ao centro do qual somos padrinhos, esta visita foi para constatar a real situação de que se debatem as meninas que aqui vivem, trata-se de um centro que já existe a mais de 20 anos. Segundo nos contou Francisco Tchinjumbila, presidente da ADAIA, o sentimento é de dever cumprido, pois, nós entendemos que as associ...

Teu amor tem mel - Horanilson N Boy (Baixar Mp3)

                        Já se encontra disponível para  download  a nova música de    N Boy     intitulada Teu amor tem Mel , no estilo Zouk , faça já o download e desfrute de boa música                                    BARREIRA LINE NEWs Artista:      Horanilson - N B Musica:  Teu amor tem mel Género: Zouk Formato:  Mp3 Ano de Lançamento:  2022