Pular para o conteúdo principal

MPLA defende iniciativas do sector económico para os veteranos da pátria

 Fonte: Jornal de Angola


Luísa Damião, vice-presidente do MPLA, assegurou, sexta-feira, em Luanda, que o partido dos “camaradas” defende a promoção de iniciativas sustentáveis, assentes em processos que asseguram uma maior inclusão e participação activa dos antigos combatentes e veteranos da pátria em dinâmicas económicas do sector produtivo e noutros que concorrem para alargar, com maior sustentabilidade, a capacidade de influência positiva dos mesmos junto das comunidades e das famílias.

© Fotografia por: DR

Discursando no Centro de Conferências de Belas, na abertura da VIII Reunião Metodológica do Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, afirmou que é preciso continuar a estudar mecanismos de apoio para os antigos combatentes e veteranos da pátria, assegurando a sua participação na vida social e económica.

 Explicou que o Executivo angolano tem assegurado diferentes modalidades que permitem aos antigos combatentes e veteranos da pátria continuarem activos em sectores como o da Produção Agropecuária, Pescas e Aquicultura, Artesanato, Tecelagem, Comércio Urbano e Transportação.

 "São vários os casos de sucesso de cooperativas formadas por antigos combatentes e veteranos da pátria, cujo crescimento no seu nicho de mercado tem permitido, igualmente, empregar outros antigos combatentes e veteranos da pátria. Por isso, a união de sinergias e a troca de experiências em prol da emancipação económica e social dos antigos combatentes e veteranos da pátria convoca todas as forças vivas da nossa sociedade para agirmos em conjunto”, considerou a vice-presidente.

 Luísa Damião destacou o concurso das associações especializadas do sector dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria como actores fundamentais e parceiros imprescindíveis do partido e do Executivo. "Como diz o velho adágio: a quem quiser ir primeiro, vá sozinho. Mas quem quiser ir mais longe, vá com os outros! O MPLA quer caminhar com todos. Aqueles que assumem a causa dos antigos combatentes e veteranos da pátria como a razão da sua luta e do seu trabalho diário”, reforçou.

 A vice-presidente fez saber que o MPLA considera fundamental continuar a trabalhar arduamente para a resolução de inúmeros problemas que ainda preocupam os antigos combatentes e veteranos da pátria, daí que o programa sufragado nas urnas coloca esta classe como prioridade e o departamento afim do partido fará um acompanhamento e a necessária advocacia para responder às necessidades dos "heróis vivos”.

 Acrescentou que os compromissos assumidos elevam a necessidade de maior cooperação, alinhamento e sentido de efectividade entre os diferentes actores do sector que atendem a esta categoria, bem como garantir a materialização dos compromissos da Nação para com esta franja da sociedade angolana.

 "Dar respostas aos inúmeros problemas dos antigos combatentes e veteranos da pátria é muito mais do que um simples compromisso eleitoral, é de facto materializar direitos adquiridos e, sobretudo, fazer justiça para com a nossa história e os seus protagonistas”, admitiu.

 Reconheceu os antigos combatentes e veteranos da pátria como potenciais promotores de consensos e de confluência social em torno de valores comuns, como o patriotismo e a unidade nacional. "(…) Possuem um enorme potencial de influência na formatação da opinião pública na nossa sociedade. Eles são pais, tios, avôs desta nova geração de jovens que configuram a grande maioria de sujeitos políticos e eleitorais da actualidade em Angola”, prosseguiu.

 Luísa Damião frisou que a Reunião Metodológica demonstrou a preocupação constante do MPLA e traduz, igualmente, a afirmação e vontade inquebrantável do partido em continuar a honrar e a respeitar tudo que fizeram em prol da Luta de Libertação Nacional e, concomitantemente, a conquista da Independência e da paz, dando o melhor de si, até a própria vida, por esta pátria que hoje se afirma no contexto das nações soberanas e independentes.

 "Curvamo-nos perante o vosso esforço, coragem e sacrifícios, que permitem hoje a circulação de pessoas e bens em toda a extensão do território nacional. Por isso, peço que rendamos uma justa e singela homenagem aos nossos pais, heróis, com uma grande salva de palmas”, assinalou a vice-presidente do MPLA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre o escritor e empreendedor angolano Simão Quinhumba

Simão Quinhumba frequentou o ensino primário na escola Luvassa. Frequentou o ensino médio no Centro Pré-Universitário de Cabinda. Terminou a sua formação em Liderança pela Maxwell Leadership Team, juntando-se aos mais de 40 mil Coaches e formadores a nível mundial. Discípulo de Dr. John Maxwell nos Estados Unidos. Atualmente, atua nas áreas de consultoria comportamental, liderança corporativa e segurança industrial.  Simão para se tornar no que é hoje, foi necessário passar por várias dificuldades para aprender as melhores lições da vida para se tornar o que e hoje. Simão Quinhumba é uma autoridade no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha com pessoas singulares e empresas com maior foco em Angola. Sua especialização está focada em moldar o comportamento humano para o alto desempenho com um foco especial na liderança corporativa, também se dedica ao acompanhamento de empreendedores no processo de desenvolvimento de líderes dentro das organizações, por sabe...

Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola - ADAIA, solidariza-se com crianças e jovem órfãos do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.

  Sob o lema "AJUDE-NOS A AJUDAR" , a Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola realizou uma campanha de recolha de donativos na Livraria das Irmãs Paulinas esta sexta feira dia 9 de Junho pelas 14 horas. Este evento foi acompanhado com a exposição de um Workshop com o tema: O Poder da influência e network. Participaram deste acto, membros do associativismo angolano, alguns escritores da praça membros da sociedade civil e membros da comunicação social. O CENTRO DE ACOLHIMENTO HORIZONTE AZUL, é uma instituição que visa acolher crianças e jovens até aos 18 anos de idade. Q ueremos informar que depois de uma entrevista aos órgãos de comunicação, fizemos uma visita ao centro do qual somos padrinhos, esta visita foi para constatar a real situação de que se debatem as meninas que aqui vivem, trata-se de um centro que já existe a mais de 20 anos. Segundo nos contou Francisco Tchinjumbila, presidente da ADAIA, o sentimento é de dever cumprido, pois, nós entendemos que as associ...

Teu amor tem mel - Horanilson N Boy (Baixar Mp3)

                        Já se encontra disponível para  download  a nova música de    N Boy     intitulada Teu amor tem Mel , no estilo Zouk , faça já o download e desfrute de boa música                                    BARREIRA LINE NEWs Artista:      Horanilson - N B Musica:  Teu amor tem mel Género: Zouk Formato:  Mp3 Ano de Lançamento:  2022