Pular para o conteúdo principal

Professores sem salários de maio e sem qualquer explicação do Governo


Professores sem salários de maio e sem qualquer explicação do Governo

O Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof) denunciou hoje que a maioria dos agentes de educação angolanos está sem receber os salários do mês de maio, sem qualquer explicação por parte do Governo.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do Sinprof disse que só foram pagos até à data os professores das províncias de Luanda e de Benguela e de apenas uma escola da província do Huambo.

“Infelizmente, o Governo não está a cumprir a máxima do Presidente João Lourenço na parte do comunicar melhor. Nós já consultamos quer o Ministério das Finanças quer o Ministério da Educação – a culpa não é do Ministério da Educação, porque não paga salários – mas o Ministério das Finanças, infelizmente, não diz a razão real deste atraso”, disse à Lusa Admar Jinguma.

Segundo o sindicalista, “especula-se apenas que seja problema de tesouraria”, mas como os professores não podem especular, têm que ter “coisas concretas”.

“Já os consultámos ao mais alto nível, infelizmente, não nos dizem onde está o problema”, sublinhou o sindicalista, referindo que médicos e enfermeiros estavam na mesma situação.

Admar Jinguma disse que vão continuar a fazer pressão, mas se a situação persistir vão ter de “tomar outras medidas” que, para já, não quis avançar.

“O que queremos da parte do Governo é transparência. Não custa nada vir a público dizer: meus senhores, nós não vamos ter o dinheiro a tempo pela razão X ou Y”, apelou.

O secretário-geral do Sinprof lembrou que esta situação de salários pagos com atraso tem-se arrastado desde fevereiro.

“Essa situação já vem desde o mês de fevereiro, que estamos a receber os salários de forma irregular”, disse, lamentando a situação “difícil” dos professores, que tem causado um elevado índice de absentismo.

“As pessoas não têm dinheiro para comer nem para ir trabalhar. Estamos na fase de revisão para as provas e os professores não estão nas escolas. Alguns conseguem fazer algum esforço, mas aqueles que precisam percorrer longas distâncias onde é que vão tirar o dinheiro para pagar o táxi? Não tem como, é uma situação muito difícil, as escolas estão quase às moscas e essa culpa não pode ser atribuída aos professores”, lamentou.

A Lusa tentou obter mais esclarecimentos junto do Ministério das Finanças, o que não foi possível até ao momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre o escritor e empreendedor angolano Simão Quinhumba

Simão Quinhumba frequentou o ensino primário na escola Luvassa. Frequentou o ensino médio no Centro Pré-Universitário de Cabinda. Terminou a sua formação em Liderança pela Maxwell Leadership Team, juntando-se aos mais de 40 mil Coaches e formadores a nível mundial. Discípulo de Dr. John Maxwell nos Estados Unidos. Atualmente, atua nas áreas de consultoria comportamental, liderança corporativa e segurança industrial.  Simão para se tornar no que é hoje, foi necessário passar por várias dificuldades para aprender as melhores lições da vida para se tornar o que e hoje. Simão Quinhumba é uma autoridade no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha com pessoas singulares e empresas com maior foco em Angola. Sua especialização está focada em moldar o comportamento humano para o alto desempenho com um foco especial na liderança corporativa, também se dedica ao acompanhamento de empreendedores no processo de desenvolvimento de líderes dentro das organizações, por sabe...

Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola - ADAIA, solidariza-se com crianças e jovem órfãos do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.

  Sob o lema "AJUDE-NOS A AJUDAR" , a Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola realizou uma campanha de recolha de donativos na Livraria das Irmãs Paulinas esta sexta feira dia 9 de Junho pelas 14 horas. Este evento foi acompanhado com a exposição de um Workshop com o tema: O Poder da influência e network. Participaram deste acto, membros do associativismo angolano, alguns escritores da praça membros da sociedade civil e membros da comunicação social. O CENTRO DE ACOLHIMENTO HORIZONTE AZUL, é uma instituição que visa acolher crianças e jovens até aos 18 anos de idade. Q ueremos informar que depois de uma entrevista aos órgãos de comunicação, fizemos uma visita ao centro do qual somos padrinhos, esta visita foi para constatar a real situação de que se debatem as meninas que aqui vivem, trata-se de um centro que já existe a mais de 20 anos. Segundo nos contou Francisco Tchinjumbila, presidente da ADAIA, o sentimento é de dever cumprido, pois, nós entendemos que as associ...

Teu amor tem mel - Horanilson N Boy (Baixar Mp3)

                        Já se encontra disponível para  download  a nova música de    N Boy     intitulada Teu amor tem Mel , no estilo Zouk , faça já o download e desfrute de boa música                                    BARREIRA LINE NEWs Artista:      Horanilson - N B Musica:  Teu amor tem mel Género: Zouk Formato:  Mp3 Ano de Lançamento:  2022