Pular para o conteúdo principal

Consultora Oxford Economics baixa crescimento de Angola de 2,5% para 1,9% este ano

 

Consultora Oxford Economics baixa crescimento de Angola de 2,5% para 1,9% este ano

PIB de Angola fixou-se em 0,3% nos primeiros três meses de 2023, em termos homólogos, e recuou 1,1% face ao trimestre anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística angolano.

A consultora Oxford Economics reviu, esta segunda-feira, em baixa a previsão de crescimento para Angola, antecipando agora uma expansão de 1,9% devido aos efeitos da depreciação do kwanza na inflação e nas taxas de juro.

"Prevemos agora que o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) abrande de 2,5% para 1,9% em 2023; na nossa opinião, a aguda depreciação da moeda vai resultar em subidas acentuadas na inflação e nas taxas de juro, que vão afetar os bolsos dos consumidores, reduzindo assim o crescimento económico", escrevem os analistas do departamento africano desta consultora britânica.

Na nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso, a Oxford Economics diz que a produção petrolífera deverá cair 1,7%, para 1,121 milhões de barris diários este ano, essencialmente devido às obras de manutenção feitas durante o primeiro trimestre.

"A queda na produção foi apenas temporária devido a obras de manutenção, e a produção já começou a recuperar em maio, devendo crescer modestamente até final de 2023, mas devido às perdas no primeiro trimestre, antecipamos agora uma queda na produção, que vai pesar no crescimento económico geral este ano", escrevem os analistas, acrescentando: "Já não prevemos que o PIB não petrolífero seja tão robusto como prevíamos em maio".

O PIB de Angola fixou-se em 0,3% nos primeiros três meses de 2023, em termos homólogos, e recuou 1,1% face ao trimestre anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano.

De acordo com a Folha de Informação Rápida, esta é a primeira vez que o PIB trimestral desliza para terreno negativo desde o segundo trimestre de 2021.

O recuo na atividade de exploração e refinação de petróleo (1,11 pontos percentuais) esteve na base da variação trimestral negativa e crescimento anémico do primeiro trimestre de 2023.

Em termos homólogos, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) do petróleo teve uma queda de 8,0%, no primeiro trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo, contribuindo negativamente em 2 pontos percentuais para a variação total do PIB.

Na sequência da divulgação destes dados, no início do mês, o Ministério da Economia e Planeamento angolano descartou qualquer recessão económica em consequência da estagnação da economia do país no primeiro trimestre de 2023, devido à queda petrolífera, considerando que "os programas estruturantes" devem inverter o curso da evolução deste indicador macroeconómico.

O chefe do departamento de Política e Gestão Macroeconómica do ministério, Martins Afonso, defendeu que a evolução do PIB no primeiro trimestre de 2023 não é sintomático de recessão.

"Esse crescimento de -1,1% é uma taxa trimestral, mas a variação homóloga representa um crescimento de 0,3%, agora quando nós comparamos em relação ao quarto trimestre de 2022, ali nós vamos registar um declínio de 2,3 pontos percentuais", respondeu o responsável à Lusa durante um encontro com a imprensa.

Segundo Martins Afonso, o registo do PIB dos primeiros três meses de 2023 não se traduz numa recessão: "A economia estagnou por conta de uma queda abrupta que se registou no setor petrolífero", argumentou.

"O que ocorreu neste setor é que a quantidade de produção caiu significativamente e isso refletiu-se na queda das exportações e, refletindo-se nessa queda, tem uma forte influência na capacidade da entrada de recursos, ou seja, nas divisas", sustentou.





Venha divulgar o seu negócio aqui no portal Barreira Line


ATENÇÃO

Você quer divulgar a tua marca, empresa, ou qualquer trabalho?


«Aproveita» , Grande promoção aqui no nosso portal, a Barreira Line dá-te a possibilidade de divulgar o que quiseres a preços justos que vão te ajudar a alcançar o teu público. Somos um dos  portais de notícias e entretenimento mais visto em Angola, com cerca de  6 milhões de visitas por dia, África (40%), América (20%) Europa (35%) Ásia (5%).

Quando você divulga na Barreira Line o teu negócio rende mais, pois será visto em Angola e no mundo.

Para acederes aos nosso pacotes basta falar connosco pelo Whatsapp 943733192

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre o escritor e empreendedor angolano Simão Quinhumba

Simão Quinhumba frequentou o ensino primário na escola Luvassa. Frequentou o ensino médio no Centro Pré-Universitário de Cabinda. Terminou a sua formação em Liderança pela Maxwell Leadership Team, juntando-se aos mais de 40 mil Coaches e formadores a nível mundial. Discípulo de Dr. John Maxwell nos Estados Unidos. Atualmente, atua nas áreas de consultoria comportamental, liderança corporativa e segurança industrial.  Simão para se tornar no que é hoje, foi necessário passar por várias dificuldades para aprender as melhores lições da vida para se tornar o que e hoje. Simão Quinhumba é uma autoridade no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha com pessoas singulares e empresas com maior foco em Angola. Sua especialização está focada em moldar o comportamento humano para o alto desempenho com um foco especial na liderança corporativa, também se dedica ao acompanhamento de empreendedores no processo de desenvolvimento de líderes dentro das organizações, por sabe...

Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola - ADAIA, solidariza-se com crianças e jovem órfãos do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.

  Sob o lema "AJUDE-NOS A AJUDAR" , a Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola realizou uma campanha de recolha de donativos na Livraria das Irmãs Paulinas esta sexta feira dia 9 de Junho pelas 14 horas. Este evento foi acompanhado com a exposição de um Workshop com o tema: O Poder da influência e network. Participaram deste acto, membros do associativismo angolano, alguns escritores da praça membros da sociedade civil e membros da comunicação social. O CENTRO DE ACOLHIMENTO HORIZONTE AZUL, é uma instituição que visa acolher crianças e jovens até aos 18 anos de idade. Q ueremos informar que depois de uma entrevista aos órgãos de comunicação, fizemos uma visita ao centro do qual somos padrinhos, esta visita foi para constatar a real situação de que se debatem as meninas que aqui vivem, trata-se de um centro que já existe a mais de 20 anos. Segundo nos contou Francisco Tchinjumbila, presidente da ADAIA, o sentimento é de dever cumprido, pois, nós entendemos que as associ...

Teu amor tem mel - Horanilson N Boy (Baixar Mp3)

                        Já se encontra disponível para  download  a nova música de    N Boy     intitulada Teu amor tem Mel , no estilo Zouk , faça já o download e desfrute de boa música                                    BARREIRA LINE NEWs Artista:      Horanilson - N B Musica:  Teu amor tem mel Género: Zouk Formato:  Mp3 Ano de Lançamento:  2022