Pular para o conteúdo principal

Executivo defende crescimento populacional ajustado à realidade económica do país

 

O Executivo está a implementar acções concretas para garantir um crescimento populacional adequado à realidade económica do país, afirmou, ontem, em Dar-es-Salam, Tanzânia, a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen.

Em declarações prestadas à imprensa, no desfecho da participação na Cimeira Africana sobre Capital Humano, em representação do Presidente João Lourenço, a ministra de Estado esclareceu que estiveram na base dos diferentes painéis liderados pelos Chefes de Estado e de Governo questões associadas aos sectores da Educação, Saúde, empoderamento de género e alterações climáticas.

A África, disse, enquanto continente, as questões demográficas representam desafios e oportunidades, tendo sublinhado que, "se olharmos para a taxa de crescimento populacional do continente africano”, que ronda os 2,3 por cento, "demonstra que há um trabalho deliberado de implementação de políticas, programas e projectos que visam aproveitar este crescimento populacional”, sobretudo direccionado à população jovem.

"De uma forma mais direccionada olhamos para o nosso país, e o Executivo está a implementar um conjunto de acções concretas para, em primeira instância, garantir que o crescimento populacional esteja adequado à realidade económica do país”, explicou Dalva Ringote Allen, para em seguida acrescentar que, de uma forma muito mais detalhada, o país direccionou a sua abordagem numa perspectiva sectorial.

"No domínio da educação, há um conjunto de programas e projectos que, no curto e médio prazos, virão a impactar positivamente no crescimento populacional. A verdade é que não há economia, quer africana ou global, que sustenta o ritmo acelerado do crescimento populacional”, constatou.

Dalva Ringote Allen revelou que o exercício feito no domínio da educação presta atenção, em primeira instância, para as questões da formação e gestão do pessoal docente, justificando o facto com a importância de o país proporcionar professores "à altura das necessidades da profissão que exercem” e que "possam ministrar de uma forma clara e objectiva os alunos”.

O investimento que o Executivo está a fazer, segundo ainda a ministra de Estado para a Área Social, visa garantir que a reforma que se quer no sistema de ensino passe a focar na pessoa. "Partilhámos neste fórum de Chefes de Estado o programa de aprendizado para todos e empoderamento das jovens raparigas”, enfatizou, apelando para o facto de se assistir, hoje, em África, ao abandono escolar das raparigas, devido a casos de "gravidez precoce associada à falta de conhecimento”.

O programa apresentado por Angola, acrescentou, vai ajudar as raparigas a estarem "dotadas de habilidades e competências necessárias”, para que tomem boas decisões nas suas vidas e no meio em que estão inseridas, bem como contribuir para elevar, de forma conjunta, as valências da juventude, "para que possam ser elementos diferenciadores no meio em que são inseridas, sobretudo a rapariga do meio rural”.

A questão do ensino superior, segundo Dalva Ringote Allen, motiva, também, um conjunto de acções que estão a ser levadas a cabo, para assegurar a formação contínua dos docentes, de forma a habilitá-los de competências e a implementação do programa de bolsas de estudo, que dá acesso aos estudantes angolanos às universidades de elite a nível internacional.  "Nestes dois sectores, há acções concretas que estão a ser desenvolvidas pelo Executivo, para garantir que os nossos recursos humanos juvenis se possam posicionar a nível do nosso mercado de trabalho”.

A Cimeira Africana sobre o Capital Humano, recorde-se, é um evento promovido pela República Unida da Tanzânia, em parceria com o Grupo Banco Mundial, tendo decorrido sob o lema "Acelerar o crescimento económico de África: aumentar a produtividade dos jovens, melhorando a aprendizagem e as competências”.

O fórum serve de resposta aos compromissos com os pontos focais dos Governos sobre a necessidade de chamar a atenção para o papel do capital humano no crescimento económico e elevar a discussão sobre a importância de investir nas pessoas.

A delegação angolana ao evento esteve integrada, igualmente, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, e pelos secretários de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Juciene de Sousa, para o Planeamento, Milton dos Santos Reis, e para a Juventude, Francisco Boaventura Chitapa.

Jornal de Angola





Venha divulgar o seu negócio aqui no portal Barreira Line


ATENÇÃO


Você quer divulgar a tua marca, empresa, ou qualquer trabalho?


«Aproveita» , Grande promoção aqui no nosso portal, a Barreira Line dá-te a possibilidade de divulgar o que quiseres a preços justos que vão te ajudar a alcançar o teu público. Somos um dos  portais de notícias e entretenimento mais visto em Angola, com cerca de  6 milhões de visitas por dia, África (40%), América (20%) Europa (35%) Ásia (5%).

Quando você divulga na Barreira Line o teu negócio rende mais, pois será visto em Angola e no mundo.

Para acederes aos nosso pacotes basta falar connosco pelo Whatsapp 943733192

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre o escritor e empreendedor angolano Simão Quinhumba

Simão Quinhumba frequentou o ensino primário na escola Luvassa. Frequentou o ensino médio no Centro Pré-Universitário de Cabinda. Terminou a sua formação em Liderança pela Maxwell Leadership Team, juntando-se aos mais de 40 mil Coaches e formadores a nível mundial. Discípulo de Dr. John Maxwell nos Estados Unidos. Atualmente, atua nas áreas de consultoria comportamental, liderança corporativa e segurança industrial.  Simão para se tornar no que é hoje, foi necessário passar por várias dificuldades para aprender as melhores lições da vida para se tornar o que e hoje. Simão Quinhumba é uma autoridade no que toca ao desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha com pessoas singulares e empresas com maior foco em Angola. Sua especialização está focada em moldar o comportamento humano para o alto desempenho com um foco especial na liderança corporativa, também se dedica ao acompanhamento de empreendedores no processo de desenvolvimento de líderes dentro das organizações, por sabe...

Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola - ADAIA, solidariza-se com crianças e jovem órfãos do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.

  Sob o lema "AJUDE-NOS A AJUDAR" , a Associação Dos Assessores de Imprensa de Angola realizou uma campanha de recolha de donativos na Livraria das Irmãs Paulinas esta sexta feira dia 9 de Junho pelas 14 horas. Este evento foi acompanhado com a exposição de um Workshop com o tema: O Poder da influência e network. Participaram deste acto, membros do associativismo angolano, alguns escritores da praça membros da sociedade civil e membros da comunicação social. O CENTRO DE ACOLHIMENTO HORIZONTE AZUL, é uma instituição que visa acolher crianças e jovens até aos 18 anos de idade. Q ueremos informar que depois de uma entrevista aos órgãos de comunicação, fizemos uma visita ao centro do qual somos padrinhos, esta visita foi para constatar a real situação de que se debatem as meninas que aqui vivem, trata-se de um centro que já existe a mais de 20 anos. Segundo nos contou Francisco Tchinjumbila, presidente da ADAIA, o sentimento é de dever cumprido, pois, nós entendemos que as associ...

Teu amor tem mel - Horanilson N Boy (Baixar Mp3)

                        Já se encontra disponível para  download  a nova música de    N Boy     intitulada Teu amor tem Mel , no estilo Zouk , faça já o download e desfrute de boa música                                    BARREIRA LINE NEWs Artista:      Horanilson - N B Musica:  Teu amor tem mel Género: Zouk Formato:  Mp3 Ano de Lançamento:  2022